terça-feira, 10 de agosto de 2010

ÁRVORE GENEALÓGICA


ÁRVORE GENEALÓGICA



Fiz minha árvore genealógica utilizando retalhos de tecidos, o qual confeccionei alguns fuxicos, arte da minha mãe, haja vista que ela e minha avó Dilva são costureiras. Também fiz o acabamento com uma corrente de crochê. Arte que aprendi com minha mãe.


No lado esquerdo da imagem tenho meus avós paterno, Osvaldo e Maria e meu pai Elson. Do lado direto da imagem tenho meus avós materno Alfredo e Dilva e minha mãe Lurdes. No centro sou eu e meus três irmão, Herivelto, Rosilene e Daiara. Na parte superior da árvore sou eu e meu marido, Nivaldo e meus filhos Eduardo e Gabriel.


Aqui começa a minha história de vida.

ROSIMAR FLEGLER CESAR COMETTI


Meu esposo: Nivaldo Cometti

Meus Filhos: Eduardo Cesar Cometti e Gabriel Cesar Cometti

Minha mãe chama-se Maria de Lurdes Flegler Cesar.

Meu pai chama-se Elson Augusto Cesar.

Meus irmãos: Herivelto Flegler Cesar , Rosilene Flegler Cesar , Daiara Flegler Cesar

Meus avós maternos: Alfredo Flegler (in memória) e Dilva Verly Flegler.

Meus avós paternos: Osvaldo Augusto Cesar (in memória) e Maria da Silva Cesar.




Sou, Rosimar Flegler cesar Cometti, nasci em 08 de agosto de 1977, na cidade de Paraty, Rio de Janeiro. Meus pais logo que se casaram foram morar nesta linda cidade e quando tinha 04 meses de vida retornaram para o ES. Cresci na comunidade de São Gonçalo, municipio de Nova Venécia onde vivi e estudei até concluir o ensino fundamental. Com 15 anos fui morar e estudar em Nova Venécia, onde cursei o Magistério. Sempre sonhei em ser professora. Os três anos que estudei não foram nada fáceis. Morei com várias famílias e passei por muitos tormentos, mas apesar de tantas dificuldades consegui terminar o curso e me formei professora.
Ao concluir os estudos fui trabalhar em uma loja como vendedora, onde permaneci por dez meses.
Em seguida, me casei e fui morar no município de São Gabriel da Palha, onde estou há 13 anos.
Sou graduada em Letras Português/ Espanhol e pós graduada em Língua Portuguesa e Literatura, Gestão Escolar, Educação Infantil e Artes. Estou concluindo a Licenciatura em Pedagogia e cursando Artes Visuais pela UFES.
Sou professora Há 12 anos e atualmente ministro a disciplina de Arte e sou supervisora escolar no turno matutino. Amo minha profissão, principalmente a artes.






Este é meu esposo Nivaldo Cometti, também professor e somos casado há 13 anos. Temos dois lindos filhos. Eduardo tem 12 anos e estuda na 6ª série e Gabriel tem apenas 03 aninhos.












MINHA FAMÍLIA...







Esta é minha família.









MEUS FILHOS





Este é Eduardo Cesar Cometti. Tem doze anos é muito inteligente, porém muito calmo, tranquilo e adora músicas.

Ele também adora montar e desmontar os objetos e vive tentando fazer experiências com eletricidade













Este é Gabriel César Cometti. Tem 03 aninhos e é muito sapeca. Muitissímo inteligente. É elétrico, impaciente e muito rápido, carinhoso, mas pertuba muito seu irmão.

Meus filhos são minhas pedras preciosas, meu maior tesouro são minha vida.









MEUS IRMÃOS...



Tenho três irmãos maravilhosos e todos já casados. Meu irmão, Herivelto tem duas lindas meninas, Hemilly e Maria Gabriela. Minha irmã, Rosilene, mora em Paraty e tem uma linda mocinha, Lara. A caçula da família, Daiara, ainda não tem filho.
Somos quatro irmãos felizes e sempre convivemos unidos.





MINHA MÃE...


Minha mãe, Maria de Lurdes Flegler Cesar, casou-se com 18 anos é é ainda muito jovem. É uma mulher guerreira e sempre trabalhou muito. Além de dona de casa, trabalhou muito na roça ajudando meu pai e ainda , é costureira, profissão que herdou da minha avó e de onde sempre tirou seu sustento. Nas horas vagas é também cabelereira, profisissão herdada do meu avô.
Minha mãe sempre cuidou muito bem dos filhos e nos educou com muita sabedoria. De família simples e humilde, mas nunca deixou faltar nada a seus filhos, principalmente, carinho e amor.
Ela é apaixonada pelos seus netos.
Minha mãe é uma mulher maravilhosa a qual eu amo muito e agradeço por tudo que me ensinou e me ajudou.




MEU PAI...



Meu pai, Elson Augusto Cesar é muito jovem ainda. Sempre foi muito rígido com a educação dos filhos. Homem lutador e honesto. Sempre trabalhou na roça, mas em algumas horas também é eletricista, pedreiro, etc. Ele é muito estrovertido e brincalhão. Quando mais jovem era ótimo jogador de futebol. Tenho muitas lembranças da minha infancia, pois ele, mesmo a luz de lamparina nos contava histórias todas as noites e brincava conosco sempre. E mesmo as filhas estando todas casadas não deixa de nos pegar no colo.
Ele é um pai maravilhoso e continua sempre muito presente na vida de seus filhos e eu o amo muito.





MEUS AVÓS PATERNOS


Esta é minha avó Maria da Silva Cesar, popularmente conhecida como "Nenzinha". Minha avó sempre foi muito simples e humilde, mas tem um coração cheio de bondade. Sempre dividiu tudo o que tem com seus amigos e vizinhos. Ela sempre trabalhou muito tanto na roça quanto em casa.
É uma avó carinhosa e sempre deu muita atenção aos seus netos e faz de tudo para nos agradar.
Quando criança eu adorava ir dormir na sua casa. Ela faz uma taiadella maravilhosa.

Ela é muito meiga, é uma vovozinha muito querida.







Este é meu avô, Osvaldo Augusto Cesar, (in memória), faleceu a 06 anos. Meu avô era vaqueiro e caminhou muito comandando tropeiros. Ele foi uma pessoa que sempre esteve a serviço das pessoas que necessitassem de sua ajuda, para ele não tinha hora, nem dia. Sempre muito humilde e simples, mas tinha um coração que o fazia dividir e partilhar o pouco que tinha com todos. Qualquer pessoa que chegasse em sua casa, ele procurava agradar das mais diversas formas.
Além da profissão de vaqueiro era um veterinário sem diploma, mas com uma eficácia admirável. Muitos fazendeiros ou pequenos proprietário de gado buscava-o de longe para cuidar de seus animais. Era um dom abençoado por Deus.
Quando eu era criança ele chegava em minha casa e logo corríamos para que nos deixassémos andar a cavalo. Era uma festa. Também era muito brincalhão e adorava fazer pegadinhas. Eu tenho muitas saudades dele.


MEUS AVÓS MATERNOS

Este é meu querido vovô Alfredo Flegler, filhos de um casal de alemães, Ernesto e Luiza, nascido em 15 de fevereiro de 1934, viveu 74 anos conosco. Há dois anos ele nos deixou e foi morar com Deus, porque ele era muito maravilhoso. Meu avô era pescador profissional e também trabalhador rural. Quando eu era criança, ela caçava, principalmente capivara, tinha cães caçadores e geralmente não voltava de mãos abanando. Depois, com a proibição ambiental deixou essa prática.Continuou sendo pescador durante toda sua vida era o que ele mais gostava. Passava horas fazendo seus "jiquis" de uma planta chamada Ubá, para pescar camarão", ou tecendo suas redes ou tarrafas.
Em minha memória guardo mometos fascinantes de suas pescas as quais muitas eu participei ,juntamente, com ele e toda familia.
Meu avô gostava muito dos amigos e adorava quando a casa estava cheia e fazia de tudo para agradar à todos. Ah, como as pessoas gostavam dele!
Ele sempre foi muito simples, mas tinha um coração enorme. Lembro-me de coisas que ele fazia como: moia cana no engenho e fazia açucar mascavo, melado e rapadura; fazia farinha; tinha uma máquina de pilar arroz e um moinho para fazr fubá movidos pela água da cachoeira. Quando nã otinhamos energia eletrica, ele possuia um gerador de energia e utilizava a água da cachoeira. ele foi o primeiro a comprar uma televisãopreto e branca naquele córrego onde moravamos e todas as tardes sua casa enchia com tantos visinhos que viam assistir TV.Comprou sua geladeira e guardou por 10 anos até chegar a energia elétrica.
Ele era torcedor do Flamengo e todos os seus netos que viviam ao seu redor também partilharam da mesma torcida, pois ele fazia questão de presentear a todos com uma camisa do clube. Ele sempre foi carinhoso com seus netos e confesso que me pegava no colo até mesmo depois de ter me casado. Eu fui sua primeira neta e dei a ele o primeiro bisneto.
Meu avô foi a figura, o ser humano mais precioso que eu conheci. Achava que viveria eternamente ao nosso lado, mas ele partiu deixando muitas saudades. Reviver esses momentos que aqui relatei foi emocionante e trouxe-me ainda mais saudades, mas sei que ele está conosco, olhando por nós, pois amávamos muito ele.
Existem pessoas que passam pela nossa vida e permanencem eternamente em nosso coração e meu avô é uma delas. SAUDADES! SAUDADES!

MINHA AVÓ MATERNA


Esta é minha avó Dilva Verly Flegler. Ela sempre foi uma avó atenciosa e carinhosa comigo. Tem um temperamento estável e fica de mal humor com muita facilidade, mas esse é seu jeito. Sempre procurou me agradar, principalmente depois que eu casei. Meus filhos são muito bem tratados por ela.
Quando eu era criança jantava todos os dias em sua casa, pois somente lá havia televisão. Ela, quando mais jovem era costureira, mas sempre trabalhou na roça e sempre gostou muito de pescar seus camarões, lagostas. Hoje já não faz mais essas atividades. Agora passa o tempo fazendo bordados, tapetes e olhando dois netos.
Quando vou visitá-la quer sempre me agradar com alguma coisa gostosa. Ela faz um peixinho frito, maravilhoso.
Gosto muito dela, pois foi por meio dela que minha mãe nasceu.
Hoje vive sozinha, mas perto dos filhos. Cuida da sua horta e seus animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário